sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tragédia de Hillsborough







O dia 15 de Abril deste ano, foi lembrado pelos 20 anos da tragédia de Hillsborough, uma das maiores tragédias do futebol mundial.
"Era 15 de abril de 1989. Liverpool e Nottingham Forrest se preparavam para entrar em campo em jogo válido pela semifinal da Copa da Inglaterra. O palco era o estádio de Hillsborough, casa do Sheffield Wednesday. Poucos sabiam que aquele dia ficaria marcado como um dos mais trágicos da história do futebol mundial. Poucos minutos antes de o jogo começar, uma multidão de torcedores do Liverpool tentava entrar no estádio pelos estreitos portões de Hillsborough. A situação foi se agravando, com o “afunilamento” dos torcedores para entrar nos portões. A polícia, preocupada com a situação, resolveu abrir outras entradas de Hillsborough para permitir a entrada dos torcedores. Foi o início da tragédia.
A avalanche de pessoas que entrava no estádio, ansiosa para ver o jogo, foi aos poucos “prensando” os que estavam mais perto do campo contra a grade que separava a torcida do gramado. Eram os tempos dos hooligans, nos quais os estádios ingleses sempre tinham barreiras para impedir as invasões dos violentos torcedores. A situação foi se tornando cada vez mais insuportável. Quem entrava no estádio não se dava conta do que acontecia perto do campo, onde torcedores não resistiam à superlotação do estádio e morriam de asfixia. O árbitro da partida, avisado pela polícia, interrompeu o jogo aos 6 minutos da primeira etapa, quando os torcedores já escalavam desesperadamente a grade para buscar o espaço vazio do gramado. Quando a grade não resistiu mais ao peso das milhares de pessoas que a pressionavam, era tarde demais. 96 pessoas morreram em Hillsborough, 766 ficaram feridas, sendo que 300 tiveram que ser levadas para o hospital. A tragédia deixou o futebol inglês de luto e Justice Taylor foi chamado a fazer um relatório para apurar as causas do desastre e possíveis soluções para o problema da segurança nos estádios. Taylor foi o homem que permitiu que o legado de Hillsborough não fosse apenas negativo. O famoso “relatório Taylor”, que apontou a falta de controle da polícia como uma das principais causas do acidente e reformulou os estádios para que eles fossem extremamente vigiados, porém sem grades e com assentos em todos os lugares, foi o ponto de partida para que a Inglaterra vencesse a guerra contra os hooligans e fizesse de seus estádios os mais modernos e seguros do mundo."
Vídeo no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=1q47bOtV3-Y









E o que mais me deixa abismada é que têm certos torcedores que gostam de criar tumultos em estádio. Mal sabem eles que a correria e as brigas, podem causar um grande desastre como este. Porém, penso que grande parte da culpa foi dos policiais que estavam presentes regulando a entrada dos torcedores, pois mesmo sabendo da superlotação do estádio, permitiram que mais pessoas continuassem entrando, ocasionando esta grande tragédia.






Juliana Corrêa da Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário