sexta-feira, 15 de maio de 2009

As diferenças entre febre amarela e gripe suína

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a gripe suína (AH1NH1), pois acham que pode ser como a febre amarela ou pode ser transmitida através da carne do porco, a carne contém o vírus, mas quando cozida corretamente não há problemas. No entanto a AH1NH1 chama-se gripe suína porque ela é semelhante ao vírus que atinge os porcos e que tenha vindo de várias mutações originadas em porcos. A gripe suína é uma doença respiratória aguda contagiosa entre humanas, e não pela carne dos porcos como muita gente pensa, que leva a um quadro de infecção respiratória. A doença pode ser transmitida através de gotículas da saliva, lançadas no ar como tosse ou espirros, devem ser evitados beijos e apertos de mãos. A gripe suína (AH1NH1), assunto no México, se difundiu para outros pontos do mundo, Seus sintomas são: febre, dores pelo corpo, cansaço e tosse.
A Febre amarela é transmitida somente por mosquito, não é transmitida por pessoas ou de outra maneira. A maior incidência da doença é entre janeiro e abril (período das chuvas), pois é quando o mosquito se prolifera, a febre amarela é uma doença infecciosa que ataca o fígado os rins e o sangue. Chama-se febre amarela porque deixa a pele e os olhos amarelos.
A doença é mais comum no Norte e no Centro-Oeste do Brasil e em algumas áreas de Minas Gerais. No Rio Grande do Sul 21% do estado estão sob a ameaça da febre, são 13 casos confirmado em 182 cidades resultando em mais ou menos 6 mortes.
É bom ficar claro que a recomendação é para quem vive ou vai viajar para áreas próximas a rios, lagos e matas fechadas.

Nome: Daiana Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário