segunda-feira, 9 de março de 2009

Tenho branco na hora da prova:


Revista Capricho, Editora Abril. Edição 1065 (01/03/09) página 77


"Não sou muito concentrada e sempre me dá branco na hora das provas. Por isso, fico de recuperação e quase fui reprovada no primeiro ano. Já houve vezes em que fui fazer prova na sala da psicóloga do colégio para me acalmar um pouco. Ultimamente, continuo tendo problemas em me lembrar do conteúdo, mas, pelo menos, tenho conseguido ficar mais calma. Tenho medo porque tudo o que eu mais quero é passar de primeira no vestibular." Andressa Sucodolski, 16 anos, Curitiba (PR).


APROVEITE AGORA
Para driblar de vez esse problema. O branco acontece por nervosismo, ansiedade ou estresse. A pressão e o cansaço podem atrapalhar e fazer você esquecer na hora do vestibular até as coisas que você estudou muito bem. Para evitar que isso aconteça, procure fazer coisas que te deem segurança. Uma opção é se inscrever como treineira em algum vestibular do meio do ano, mesmo que não seja o da faculdade que você quer. Assim, quando for fazer pra valer, já será sua segunda vez. Outra dica é diminuir o ritmo de estudo na semana anterior às provas. Com a cabeça tranquila, fica mais difícil ceder às emoções. Se ainda assim o problema continuar, converse com seus pais. Talvez seja legal procurar um profissional para te ajudar!


E NÃO É SÓ ISSO!
Se, na hora da prova, bater o branco, duas técnicas podem afastá-lo. A primeira é respirar bem fundo três vezes. Isso relaxa, ajuda a oxigenar o cérebro e abre caminho para as informações voltarem à sua cabeça. A segunda é pular para as questões mais fáceis logo que o branco chegar. Assim não dá tempo - nem motivo - para o nervosismo crescer.
_______________________________
Comentário sobre a matéria: Sei que não estamos fazendo vestibular ainda, mas essas coisas, de dar branco na hora da prova etc. várias vezes acontecem justamente na prova em que precisamos de uma notinha extra e acabamos reprovando... Por isso vale a pena estudar bastante e não ficar nervoso na hora da prova!

Juliana Kerber Aires
Não sou...
Tarcilla Leite
O que há em mim
Que tanto te agita a alma?
Quem pensas que sou?
Que sou aquela com quem sonhas toda noite?
Que sou tua alma gêmea?
Que sou a mulher que desejas terem tua cama?
Que sou eu que vou fazê-lo sentir seu coração bater descompassado?
Não creio que eu seja esta mulher!
Não sou aquela com quem sonhas!
Sou um fantasma criado por você!
Sou apenas alguém que enxerga tuas ânsias e carências
E deixo você se abrir para mim.
Te ouço na calada da noite
Sem pressa, sem censura!
Apenas sou uma boa ouvinte...
Mas não sou a mulher de sua vida,
Sou tão imperfeita quanto você.
Meu amor tem altos e baixos,
Me alegro e me entristeço de uma hora para outra...
Não conheço o amor além do que você conhece...
Minhas necessidades podem ser maiores que as tuas,
Ainda sou uma criança carenteque necessita de amor e carinho.
Eu ainda não aprendi a viver
Ainda não aprendi amar...
.
.
.
.
.
.
.