sexta-feira, 15 de maio de 2009

Gripe Suína

12 países têm registros da gripe suína
O Peru confirmou o primeiro caso da doença na América do Sul, uma mulher argentina que também viajou para o México. O governo mexicano anunciou medidas extremas para conter o avanço da doença.
Os enviados especiais à cidade do México, Rodrigo Bocardi e Luiz Claudio Azevedo contam como está o clima nas ruas da capital, um dia depois do governo ter anunciado medidas extremas para conter o avanço da doença, uma delas, o apelo do presidente do país para a população não sair de casa. É possível ver a gravidade do problema quando o ouvimos o presidente do país assumir que a situação está difícil. E ainda completar: "Não saiam. Fiquem em casa com a família. É o lugar mais seguro”. Para tentar botar isso em prática o governo mexicano decidiu suspender o funcionamento dos serviços público entre amanhã, feriado do dia do trabalho e a terça-feira, feriado do dia da batalha de Puebla, no México. Apenas os hospitais, os meios de transporte e comunicação, os serviços essenciais vão funcionar. Os mexicanos tem obedecido os pedidos do presidente Felipe Calderon. Basta ver a quantidade de pessoas com máscaras nas ruas. E se agora é pra ficar em casa, é preciso ter comida, os supermercados começaram a perceber um aumento maior nas vendas. Enquanto isso, o governo tenta identificar novos casos. Na cidade do México, 74 clínicas portáteis e vários postos médicos ambulantes fazem testes preliminares que em onze minutos constatam se a pessoa tem vírus de gripe. Se o resultado der positivo ela é encaminhada a um hospital. O que o governo mexicano tenta também é encontrar o número real de infectados. A imprecisão é grande. O último boletim do ministério da saúde mostrou que foram constatados 99 casos de gripe suína, 91 pessoas passam bem e oito morreram. O chefe do departamento de epidemiologia do México revelou que o primeiro caso de morte de gripe suína no país foi o de uma mulher que passou oito dias de clínica em clínica tentando descobrir o que tinha. Ela chegou a ser internada num hospital no estado de Oaxaca. Os médicos só identificaram o vírus H1N1 dois dias depois. Ela morreu logo em seguida.
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1104491-16022,00-PAISES+TEM+REGISTROS+DA+GRIPE+SUINA.html. Acesso: 30/4/2009 19:47:46.
Com esta notícia e com outras sobre o mesmo assunto que está sendo diariamente divulgado nos meios de comunicação, ficamos cientes de que deverá ocorrer uma maior atenção da nossa parte para com os sintomas que esta doença apresenta e um maior cuidado para com as pessoas que nos relacionamos, devemos saber se elas não estiveram em locais de risco deste vírus.
Esse tipo de notícia serve para, entre outras coisas, deixar o expectador atento ao que está sendo dada maior importância no mundo do noticiário que provavelmente deverá ser o que mais desperta curiosidade no público.
Clauber Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário