domingo, 7 de junho de 2009

DOAÇÃO

PESSOAL, LEMBREM QUE QUARTA-FEIRA IREMOS NA SANTA CASA!

MARILÉIA

TEMAS DE REDAÇÃO

  • Guris, aqui está uma lista de assuntos que servirão de temas para as Redações de vocês. Peço que escolham um deles, pensem e se informem sobre o assunto escolhido, analisando o contexto histórico, econômico e social, pesquisando se há dados estatísticos relacionados, etc. Levem anotações, reportagens e ideias na próxima aula para iniciarem a escritura da Redação. Lembrem-se: a Redação será escrita em aula, portanto não adianta levar rascunho ou texto pronto.


    1. Gosto musical

  • 2. Os padrões de beleza impostos pela mídia.

  • 3. A influência da internet na vida das pessoas.

  • 4. Rivalidade entre times e torcedores.

  • 5. Relacionamento entre pais e filhos.

  • Um beijo em cada um.
    Mariléia
  • .
  • .
  • .
  • .

INICIAÇÃO À REDAÇÃO

Quanto à tipologia existem três tipos de texto:
- o narrativo
- o descritivo
- e o dissertativo.

Os CV (concursos vestibulares) do RS solicitam que os vestibulando escrevam DISSERTAÇÃO PURA OU REDAÇÃO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA EM PROSA ( Que significa redigir o texto convencional, se não fosse em prosa, seria em verso, ou seja, poesia.).

1. COMO REDIGIR
Para escrever um bom texto e prender a atenção do leitor é necessário que nosso pensamento se desenvolva coerentemente e com clareza para que possamos comunicar nossas ideias de forma convincente para quem nos lê.

2. REDIGIR É DIFÍCIL
As pessoas costumam dizer que têm ideias , mas que não conseguem passá-las para o papel, sendo que uma das razões para isso é o fato de que o pensamento humano não é e nunca será absolutamente exato. Temos a capacidade de questionar e podemos repensar, refazer, reestruturar e aperfeiçoar o que pensamos, dificultando – assim – a colocação das palavras no papel. Além disso é importante lembrarmos que pensamos e falamos o tempo todo, mas pouco escrevemos, ou seja, desenvolvemos pouco a habilidade da escritura de textos. Entretanto, às vezes, temos dificuldade para redigir porque:
- não amadurecemos nossas ideias suficientemente;
- faltam informações e dados necessários para o desenvolvimento de uma redação;
- temos preguiça de pensar, ou seja, não exploramos nossa capacidade de organização mental e conhecimento.
Pensar e escrever requer prática, e ninguém jamais saberá tudo de redação. Leitura ajuda muito, pois com ela obtemos informações novas, alimentamos pensamentos e ampliamos vocabulário, mas não se aprende a escrever lendo, e é só o hábito de ler e redigir que nos dá efetivo domínio sobre nosso idioma.

Aprende-se a escrever escrevendo, e nada substitui essa prática, assim como nenhum manual ou professor pode nos ensinar a andar de bicicleta. A prática é essencial, sem ela não é possível redigir com facilidade e qualidade.

3. O PENSAMENTO E A REDAÇÃO
Ninguém pode entrar em nossa cabeça, penetrar nosso cérebro e conhecer como pensamos. Mas é possível avaliar a eficiência de nossa mente a partir do que escrevemos. Aprendemos a escrever para dar respostas às solicitações da realidade, sendo que redigir é saber expressar – de forma inteligível – as ideias que, espontaneamente, ocorram, mas - para tanto – o cérebro precisa estar constantemente alimentado com informações, e o treino é fundamental.


[...] o concurso vestibular não é um concurso literário, mas sim um momento onde há grande exigência da memória e do raciocínio, pois a agilidade mental é imprescindível para que o texto seja bem articulado e argumentado, coeso, original, criativo e adequado à proposta.
Mariléia Marchezan, 2005, in: Redação de Vestibular, Coperse, UFRGS

O QUE A UNIVERSIDADE QUER?

- VERIFICAR A CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO E ORGANIZAÇÃO MENTAL

- ORIGINALIDADE: AUTORIA
- CRIATIVIDADE: O DIFERENTE

- ADEQUAÇÃO À PROPOSTA

- CAPACIDADE DE CONVENCER O LEITOR

- CONHECIMENTO DA L. PORTUGUESA

4. OS SUPERPODERES

INTELIGÊNCIA,

MEMÓRIA,

RACIOCÍNIO,

CRIATIVIDADE,

OUSADIA!



5. A DISSERTAÇÃO
Dissertar é expor ideias de modo organizado, com o objetivo de passar para o leitor uma análise a respeito de um tema, expondo pontos de vista. E, se o texto for argumentativo, o autor terá persuasivo, tentando convencer o leitor, usando argumentos consistentes e posicionamento claro.


6. PARA EXEMPLIFICAR
7. A ESTRUTURA


INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO

Introdução: suscita um problema, ou seja, estabelece uma perspectiva, um propósito a partir do qual deverão ocorrer desdobramentos. Devido a isso, deve apresentar um caráter de síntese. É onde deve constar o TEMA e a TESE de forma objetiva, geralmente em um único parágrafo.

TEMA: é o assunto a partir do qual se desenvolve o texto.


TESE: é o ponto de vista do autor, suas idéias, seu posicionamento sobre o assunto lançado no tema


Desenvolvimento: apresenta detalhamento dos aspectos relevantes, discussão, confronto, argumentação e exposição dos pontos de vista. Aqui o candidato evidencia sua habilidade ou não em articular adequadamente as informações que traz a respeito do tema; por isso, essa etapa assume um caráter de análise.

ARGUMENTOS: são as “provas”, as evidências do que se afirma na tese, a fim de que o autor convença o leitor com suas idéias.

Conclusão: apresenta o fechamento do texto, isto é, o candidato precisa concluir a redação, posicionando-se a partir da discussão que desencadeou no seu texto. A conclusão de um texto também assume o caráter de síntese, levando em conta que esta etapa precisa retomar a ideia norteadora da redação e amarrar as pontas do tema com o contexto, o autor pode reforçar as teses, trazer uma reflexão para o leitor e apontar soluções para problemas discutidos.








Viste??

Redação não é um monstro!!!!

Professora Mariléia Marchezan