quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ATIVIDADE AVALIATIVA - III TRIM. - VALOR 20

Queridos alunos, podemos fazer uma comparação entre o uso da roupa e o da lingua. Devemos nos adequar à situação em que nos encontramos: se em situação formal, oficial ou solene usamos roupa "formal", se em situação descontraída, roupa "descontraída". Ninguém vai de maiô ao shopping center nem entra na praia em dia quente com blusão ou de terno e gravata. Essas não são roupas adequadas para aqueles ambientes.
  • Escreva pequeno texto, em forma de comentário, individualmente, refletindo sobre os diferentes usos da língua e a adequação desses usos conforme o ambiente (contexto) em que é empregada. Não esqueça de citar o uso do internetês. Dê outros exemplos comparando língua e vestimenta. Para realizar esta atividade, evita o internetês e o miguxês. Teu comentário pode ser feito a partir da postagem de um colega, ou seja, tu podes escrever sobre um outro comentário.

.

Adaptado por Mariléia Marchezan de:

BISOGNIN, Tadeu Rossato. Sem medo do internetês. Porto Alegre, RS: AGE, 2009.

.
Bom trabalho, pessoal!
beijo da profe Mariléia

6 comentários:

  1. Acredito que todo esse contexto de é exigido pela sociedade.
    Ela é que impõe esses padrões de vestimenta e linguagem. Aparência infelizmente conta muito nos dias de hoje, imagine um empresário indo a seu trabalho com roupa de praia, ou ir a praia com roupa que se vai ao trabalho.Mas esses padrões com certeza não serão eternos, estamos em frequente mudança, o que vale para hoje pode não existir daqui alguns anos.E em relação a internetê, temos que ver se podemos usar as famosas "gírias" e abreviaturas ou não, caso seja algo formal devemos seguir rigidamente as regras, das quais são pontuanção, parágrafos, pontos, vírgulas, e por aí em diante.
    Então todos devemos ver com atenção a lingua que vamos usar para não errarmos na hora da conversa e da vestimenta.


    Bárbara Cavalheiro Moroz

    ResponderExcluir
  2. As linguagens devem ser usadas adequadamente como as roupas, quando vamos sair com os amigos devemos ser mais descontraidos e devemos usar uma linguagem informal por que nenhuma pessoa que esta saindo para se divertir gostaria de ficar sempre sendo chamado de senhor, senhora etc.
    Mas já quando vamos pra um tribunal, vamos dar uma palestra devemos usar uma roupa mais adequada e uma linguagem mais formal, pois nessas ocasiões as pessoas que vamos tratar devem ser tratas com muito respeito.
    O internetês é uma linguagem muito mais rapida pra quem gosta de se conectar pessoas via internet em sites de relacionamento, as pessoas abreviam palavras e também escrevem sem assentos e não dão muito valor para sinais, isso muitas vezes atrapalha no estudo depois de um tempo pois não usam a linguagem adequada todo o tempo.

    Guilherme Delgado de Castro

    ResponderExcluir
  3. A utilização da língua FORMAL seria em um ambiente de pessoas instruídas, como usam terno e gravata em ocasiões formais, esta seria a linguagem certa.
    A língua INFORMAL se encaixaria na linguagem do dia-a-dia, a fala espontânea não obedecendo rigidamente as normas gramaticais.
    O internetês é usado em situações para abreviaturas em conversas, gírias, a fala da linguagem digamos que mais rápida e mais fácil de ser usada e entendida.


    Débora Moroz

    ResponderExcluir
  4. Em cada local é usada uma linguagem diferente.
    Não se pode usar uma linguagem informa em formaturas,tribunais e também em eventos oficiais.
    Mas hoje em dia é muito usado na internet o chamado "internetês" em que se usa muitas abreviações tais como: pq,mto, bju, vc, e muitas outras e as gírias também são incluidas nessa inovação.
    A linguagem informal é usada no dia a dia, das pessoas e sendo a mais simples e a mais usada na comunicação, por ser a mais fácil.


    TARCILLA LEITE

    ResponderExcluir
  5. profª MARILÉIA TE ADOROOOOOOOOOOOO

    BJJOOOO

    ANOnIIImOOOOO haushaushuahsuahsuahusah

    ResponderExcluir
  6. O padrão de vestimento,é muito exigido hoje em dia,assim como a língua culta.Temos diferentes situações em nossa vida e cada uma delas devemos nos adaptar.
    Já o internetês é uma opção de cada um pois é mais fácil a utilização e o diálogo nas vias da internet.Infelizmente o mundo hoje impoem várias formas de nos vestir,falar etc só nos resta nos adaptar.


    Luriane Guterres

    ResponderExcluir