quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FORUM DE DISCUSSÃO – Ativ. Avaliativa – valor: 20


Queridos alunos, esta atividade é avaliativa, e para desenvolvê-la tu deves ler com atenção os comentários abaixo, refletir sobre o assunto e postar um comentário, conforme é solicitado abaixo.Atenção: só serão avaliados os comentários postados até o dia 10 de setembro.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
“Uma pesquisa mostra que para os brasileiros tudo vai bem nas escolas. Mas a realidade é bem menos rósea: o sistema é medíocre.” Assim inicia uma matéria da revista Veja/2008. Nela são apontados dados estatísticos tais como:

- 90% dos professores se acham bem preparados para dar aulas
- 89% dos pais consideram receber das escolas um bom serviço em troca do que pagam
- 68% dos alunos de escola pública acreditam que estão em uma escola ótima
- 89% dos professores se dizem capazes de despertar a atenção dos alunos em aula
- 65% dos alunos dizem que suas aulas são interessantes
- 22% dos professores de ensino básico não têm diploma universitário
-60% dos estudantes terminam o ensino fundamental sem saber interpretar
textos
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
A partir dessas afirmações, escreve um comentário, em linguagem formal, expondo teu ponto de vista a respeito da TUA REALIDADE ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Tu podes mencionar exemplos para embasar tuas opiniões.
ATENÇÃO!!!!!
Manda o teu comentário para o e-mail da turma para que eu possa analisar antes de postares aqui no blog. Coloca como assunto do e-mail a palavra FORUM.
Bom trabalho!!
beijos da professora Mariléia
.
.
.
.
.
.

30 comentários:

  1. Minha observação sobre esse assunto seria que o meu ponto de vista é que eu acredito que a porcentagem de professores que se dizem capazes de despertar a atenção dos alunos em sala de aula seja menor que 89%, pois muitos professores não conseguem ter aquele domínio de classe e assim os alunos acabam na conversa e se distraindo.. E no demais estou de acordo a pesquisa!

    Débora Moroz

    ResponderExcluir
  2. Em relação as observações a cima, incluindo a minha realidade escolar e a Educação do Brasil, vejo que algumas estão completamente erradas e outras concordo plenamente com a pesquisa.
    O que me chamou mais atenção, foram os 90% dos professores que se dizem preparados para dar aulas, mas descordo... alguns podem estar sim,mas nem todos... nem todos tem domínio de classe,estudo completo e fazem da aula interessante, na minha opnião deveria ser menos de 90%.E outra observação que levei muito em conta e que me chamou bastante atenção, são os 60% dos alunos que terminam o ensino fundamental sem saber interpretar textos, pois é exatamente isso... comparando comigo, foi o que me aconteceu.Mal sabia interpretar textos, mas agora no 1° ano, aprendi e sei que não vou deixar de lado e vou praticar bastante,hehe.
    No demais é isso, os outros comentários estou de acordo!
    Bárbara Moroz.

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos comentários, meninas!!! E vocês, os alunos, devem cobrar mais comprometimento e estudo/conhecimentos dos professores para que eles estejam bem preparados/capacidados para dar aulas. Quanto à interpretação de textos: ela é fundamental para quaisquer atividades de nossas vidas, desde a leitura de bula de remédios, compreensão de uma placa de trânsito, utilização de terminais eletrônicos, entendimento de questões avaliativas etc. Por isso é importante que a pratiquemos sempre.
    beijos
    Professora Mariléia

    ResponderExcluir
  4. Retificação: onde consta "capacidados" leia-se "capacitados".
    Mariléia

    ResponderExcluir
  5. A pesquisa nos mostra aspectos positivos e negativos com relação à educação brasileira, porém cada aluno deve estar ciente de uma coisa: de ter sede de aprender, querer e poder. Na maioria das vezes a culpada sempre é a professora, mas isso é uma grande mentira, pois a culpa é do aluno, que se distrai com conversas ou faz outras coisas em vez de prestar atentão.
    Estamos em uma etapa muito importante na nossa escola, não querendo desprezar o ensino fundamental, de maneira alguma. Vestibular, Peies, Enem: tudo isso nós estamos vendo mais detalhadamente, com mais preocupação. Por isso precisamos de um professor bom, de uma aula interenssante, e eu sei que os professores que tenho são capazes disso, tenho o provilégio de tê-los e uma grande admiração por eles.

    Luana Lencina Bianchin

    ResponderExcluir
  6. Li as porcentagens e estou de acordo com todas elas, exceto: - 90% dos professores se acham bem preparados para dar aulas, - 89% dos professores se dizem capazes de despertar a atenção dos alunos em aula. Penso que alguns professores não têm domínio sobre a classe, nem voz firme e ,inúmeras vezes, não são capazes de prender totalmente a atenção dos alunos no conteúdo em questão. Mas a culpa não é só dos professores, acredito que se os alunos quisessem realmente ficar com a mente ligada na aula, eles conseguiriam fazer com que se tornasse interessante, gostando do assunto, mas se o professor não tem o domínio sobre a turma, alguns alunos pensam que podem fazer o que querem, e a desordem acaba prejudicando os demais. Isso para mim significa que são menos que 90% que estão preparados para dar boas aulas, e despertar a curiosidade do aluno sobre os assuntos dados em aula. Fora isso concordo com todas as outras observações, principalmente com a "60% dos estudantes terminam o ensino fundamental sem saber interpretar textos" porque a interpretação de textos é muito importante e algumas pessoas simplesmente não se interessam e nem tentam melhorar nesse tema, e ler é extremamente importante para facilitar o entendimento de diversos assuntos. E finalmente para solucionar esses pequenos probleminhas que se tornam a pior dificuldade de vários dentro da sala de aula os professores deveriam exercer um pulso firme e os alunos, respeitarem mais seus mestres para que ambos tenham aprendizado e uma boa relação.

    Juliana Kerber Aires

    ResponderExcluir
  7. Acredito que 90% dos professores não estão preparados para darem aula, porque muitos deles estão despreocupados com seus alunos, pois o que querem é seu salário, há alguns professores que só dão trabalhos de pesquisas que é só procurar na internet e já está pronto. E é isso mesmo que a maioria dos estudantes gostam, pois não precisa ter um estudo rigoroso, porque muitas vezes não pensamos em nosso futuro e achamos que está tudo muito bem. A pesquisa mostra que 60% dos alunos terminam o Ensino Médio sem saber interpretar textos, pois não tiveram nenhum interesse quando tinham oportunidade de aprender, pois seus professores não tinham um domínio, ou os alunos não tiveram nenhum interesse para aprender . Carline Rosso

    ResponderExcluir
  8. Estou de acordo com parte das afirmações colocadas em pauta, com exceção de:
    - 89% dos professore se dizem capazes de despertar a atenção dos alunos em aula - pois alguns deles não têm domínio sobre a turma em sala de aula, nem voz de comando ativa que demonstre firmeza e respeito mútuo entre professores e alunos, outras vezes não são capazes de aguçar a atenção dos alunos no conteúdo tratado em determinado momento.
    - 65% dos alunos dizem que suas aulas são interessantes - acho que a maioria dos alunos não se interessam pela matéria, e levam a escola como uma diversão, então não podemos só culpar os professores, pois se os alunos tivessem realmente interessante, e consequentemente adquirir um maior conhecimento, e estariam melhor preparados para as exigências futuras de mercado de trabalho e concursos.
    Para conseguir uma educação melhor, temos que adquirir um conjunto, Governo do Estado, Professores e Alunos, em perfeita harmonia, e todos contentes com suas atribuições, com isso todos nos ganhamos, e teremos uma educação exemplar em nosso país.


    Milene Coelho

    ResponderExcluir
  9. Como uma aluna, creio que essas porcentagens estajam corretas, exceto: 89% dos professores se dizem capazes de despertar a atenção dos alunos em aula. Porque na maioria das vezes eles não conseguem, principalmente quando o conteúdo não é tão empolgante, e há professores que conseguem deixar mais desestimulante do que já é. Isso tudo envolve o tom da voz do professor, a maneira com que ele tenta transmitir a materia ou modo com que expressa, isso tudo afeta muito na atenção dos alunos. Mas não podemos colocar toda a culpa no professor, pois o aluno também, na verdade. é quem tem que se interessar e prestar atenção, e não importa como o professor seja, o estudante tem se esforçar, na verdade o professor já está formado e ele só está cumprindo com o seu trabalho enquanto nós, os alunos, estamos ali para aprender e não mais que isso.
    Nós, do Demétrio, temos um privilegio sem tamanho, pois temos os melhores professores, mas inúmeras vezes não damos valor a isso. Quanta gente queria estar em nossos lugares e não podem, pois não têm vagas. Por isso temos que nos conscientizar de que tudo que é trasmitido pelos professores é para nossa formação.


    Nome : Renata Prates

    ResponderExcluir
  10. Os professores podem até ser preparados para dar aulas de uma maneira correta, mas o erro maior esta com certeza nos alunos.
    Não é questão de não" ter pulso firme", mas sim estar cansado... Às vezes professores dão mais ou menos 10 horas de aula e em cada aula por onde eles passam levam uma bagagem, que lhes cansa cada vez mais durante o dia, sendo que, muitas vezes, são desrespeitados, maltratados e muitas outras coisas.
    Cada professor tem sua maneira diferente de ensinar, e o aluno, às vezes, somente UMA para desrespeitar e desvalorizar anos dedicados de um professor...


    Tarcilla Leite.

    ResponderExcluir
  11. Felizmente, considero a minha escola uma boa escola. Concordo com os tópicos, mas acho que não são todos os professores capazes de despertar a atenção do aluno na sala de aula, já tive professores maravilhosos, outros nem tanto, já tive professores que fizeram eu me apaixonar pela matéria com a qual trabalhavam. A atuação do professor na vida de qualquer pessoa é fundamental, o aluno por sua vez, também tem um grande papel. Mas as pessoas em questão, aluno e professor devem trabalhar juntos, de que adianta ter um ótimo professor se os alunos não o deixam trabalhar, ou um professor que não tenha domínio de classe, acho que o aluno deve sim se portar bem em classe, mas um professor que tenha domínio pode captar a atenção de qualquer um. Considero a minha escola uma boa escola, mas a educação do Brasil em geral, realmente é difícil. Acho que com o esforço de todos, pais, alunos, professores, diretores, os tópicos ditados no texto podem melhorar muito, depende principalmente de nós alunos que nos encaminhamos para novos tempos em nossa vida, para que o ambiente em sala de aula seja muito mais do que aprendizados.

    Ana Carolina de Almeida

    ResponderExcluir
  12. Depois de algum tempo me questionando, comecei a refletir sobre esse assunto e também pensar sobre minha situação escolar.
    Eu penso que a minha escola está longe de ficar ótima em relação à estrutura em geral, pois as salas estão lotadas, o que nos causa uma total claustrofobia por estarmos em um lugar muito pequeno e com um número de alunos bem maior do que a capacidade, porém eu tenho certeza que a escola em geral ( secretários e funcionários ) se esforçam para nos dar pelo menos um pouquinho de conforto na medida do possível.
    A respeito do ensino da nossa escola, nem tem o que comentar, os dados comprovam que a nossa escola é a melhor da região em termos de ensino e tenho plena certeza de que isso é verdade, os professores são os melhores da cidade, pois carregam consigo um currículo vasto de puro êxito.
    Em relação ao povo brasileiro em geral : mostra a total imaturidade e ignorância de um povo com uma mente totalmente subdesenvolvida e que não zela pelos mínimos direitos de cidadãos, quem sabe não esteja aí o erro por termos uma sociedade tão omissa e desligada sobre os problemas e adversidades do cotidiano ?
    João Maidana Júnior

    ResponderExcluir
  13. A maioria das porcentagens estão corretas, exceto: 89% dos professores se dizem capazes de despertar a atenção dos alunos em aula, pois muitas vezes eles não conseguem, ainda mais quando o conteúdo não é interessante, que desperte a atenção dos alunos. Também há os que não têm domínio de classe. Mas os alunos também não podem julgar nenhuma matéria, porque temos que aprender, temos que nos interessar, mesmo não chamando muita atenção. Não é por ter um domínio de classe bom, que os alunos podem fazer o que quiserem na sala de aula, porque não são só os professores que devem cumprir seu papel, os alunos também.
    Lívia Dorneles

    ResponderExcluir
  14. Baseado no que eu vivencio no dia-a-dia, percebo que há estimativas certas e outras erradas, por exemplo, 90% dos professores se acham bem preparados para dar aulas, nem todos os professores estão preparados para lidar com certas ocasiões a que se deparam e não conseguem despertar a atenção do aluno em sala de aula, que hoje estão preocupados com as notícias, final da novela das nove, beleza, namoros, etc... Os jovens de hoje são mais imperativos e questionadores, não ficando bitolados sob um determinado conteúdo ou determinada matéria.
    Entretanto se as instituições de Ensino Superiores preparassem mais os professores para essa nova realidade dos alunos, ensinassem à eles novas técnicas de como chamar a atenção dessa nova geração. Os alunos achariam as aulas mais interessantes, seriam motivados a vir estudar, o percentual de 65% passaria para 90%, sem contar que a grande maioria terminaria o Ensino Fundamental interpretando um texto.
    Tanise Aurélio

    ResponderExcluir
  15. Realidade Escolar


    A minha escola poderia melhorar, diminuindo o número de alunos dentro de uma sala de aula, pois isso ajudaria no desempenho dos alunos interessados, com uma sala cheia os professores e os alunos são prejudicados devido a conversa de alguns alunos que vão para aula somente para atrapalhar o resto da turma. Se nossa escola tivesse turmas de 20 a 25 alunos o rendimento e a qualidade do ensino seria bem melhor, pois com todas essa dificuldades nossa escola se destaca no Estado.


    Educação no Brasil


    A maioria dos professores acha que tem capacidade para dar aula, mas acredito eles não têm domínio de classe, e os alunos não estão respeitando os professores como deveriam. Este ano quantos casos de violência com professores nós vimos em jornais e na TV?! O aluno das escolas públicas (68%) acham que estão em ótimas escolas, mas estão completamente enganados, não leem livros, não interpretam texto, têm dificuldade com a língua portuguesa, não conhecem a maioria dos escritores brasileiros, mas isso também é falta da escola cobrar, pelo menos a leitura de um livro pôr mês .Os professores (89%) se acham capazes de chamar a atenção de seus alunos, mas enquanto eles explicam a maioria da turma fica conversando, mexendo em celulares e jogando baralhos e escutando MP4.

    E alguns alunos (65%) acham as aulas interessantes, mas são prejudicados pelos colegas que não estão nem um pouco interessados no assunto falado pelo professor.


    Ass: Guilherme Bastos dos Santos

    ResponderExcluir
  16. Eu e meus colegas somos privilegiados de poder estudar em uma escola como o Demétrio Ribeiro, mas há muitos outros alunos que não conseguem estudar em uma escola adequada por não terem condições, ou então por não terem professores adequando para dar aula.
    Pelo o que venho acompanhando através do jornal a educação no Brasil vai tão mal que têm alunos fazendo greve devido à falta de professores em diversas áreas de trabalho.

    E concordo que 60% dos alunos terminam o ensino fundamental sem saber interpretar texto, pois essa é uma das principais dificuldades que estamos tendo no ensino médio.

    Marina Souto Ferreira

    ResponderExcluir
  17. Os alunos e os professores acham que tudo está muito bem, mas os dados do nosso país mostram que não. A maioria dos alunos consideram as aulas interessantes e que estão em boas escolas, mas a realidade é que a educação está precária, sendo que mais da metade dos alunos sai do ensino fundamental sem saber interpretar textos.

    Pedro Izolan Fagundes

    ResponderExcluir
  18. Como estudante vivencio todos os temas abordados na enquete, não concordo com todos, pois nem sempre OS professores estão preparados para ensinar, muitos não têm domínio da classe e não fazem com que os alunos se interessem pelos conteúdos.
    Acho um absurdo um professor despreparado, sem diploma universitário dizer que está preparado, e ainda os pais e os alunos concordarem com isso, a maioria das vezes os alunos terminam o ensino fundamental sem saber interpretar por falta de interesse, mas se ele não tiver um bom professor que o faça se interessar pelo assunto e cobrar ao máximo isso vai ser sempre assim. Na enquete os alunos dizem que suas aulas são interessantes e que escolas públicas são boas, concordo com isso desde que seja verdade, não importa se é paticular ou não; o que importa é a aprendizagem. Estudo em uma escola pública que é muito boa, e não é por acaso que é praticamente a melhor da cidade mas isso só se deve aos professores que tem diploma em universidade e principalmente são preparados, os indices de reprovação só são dados pelo desisteresse dos alunos.
    Imagino que no momento que o aluno se dipõe a aprender realmente, e não é aprovado por falta de dedicação do professor os pais e os alunos devem cobrar, sendo escola pública ou não, e parar de se iludir que está tudo bem e aceitar a realidade que está diante de nossos olhos.

    Nathalie Santos da Fontoura

    ResponderExcluir
  19. A maioria dos brasileiros acha que a educação nas escolas do nosso país está muito boa, mas não é bem assim a situação. Ainda falta muito para essa média chegar a um estado que podemos chamar de bom. Faltam professores nas escolas, e os poucos que têm - muitas vezes - são pouco remunerados, e nem todos estão preparados para lecionar as matérias que lhes são incumbidas, e muitas outras coisas que precisam mudar no ensino público.
    Também favorecendo para o baixo nível de ensino a educação de base familiar, de onde muitos alunos levam para a sala de aula a violência e o temor, resultando em um alto índice de reprovação e abandono dos estudos por parte dos adolescentes e também de professores. Isso precisa mudar, e logo.


    Renata Poschi.

    ResponderExcluir
  20. Nosso país precisa efetivamente criar uma política específica no setor de educação. Essa área é importante para o verdadeiro desenvolvimento brasileiro e caminho para deixar de ser um país de terceiro mundo. É preciso política efetiva na remuneração básica dos professores e melhoria na escola em todos os seus espaços e, fundamentalmente, fazer o ensino público representar qualidade.
    Precisamos combater os índices de analfabetismo e preparar a sociedade para enfrentar um mercado mais exigente em suas oportunidades.
    É fácil concluir que o Brasil improvisa nessa área essencial. As carências vão desde professores mal remunerados a escolas desprovidas da qualidade de ensino, e o resultado é fácil de ser encontrado nos índices de repetência, no abandono que resulta na evasão escolar e nos vestibulares.


    Ana Paula Vargas.

    ResponderExcluir
  21. Penso que o governo deveria investir mais na educação brasileira, porque - cada vez mais - aumenta o número de reprovados nas escolas públicas, o
    governo deveria selecionar melhor os professores dessas instituições porque
    existem professores que nao estão preparados para dominar uma turma. A minha educação escolar está boa, estudo em uma escola maravilhosa com
    professores empenhados, que fazem o que gostam e transmitem tudo o que sabem para seus alunos .


    Anne Benites

    ResponderExcluir
  22. As estatísticas sobre a escolaridade brasileira estão corretíssimas, embora às vezes não pareçam. Na maioria das escolas, vemos que, mesmo os problemas e falhas na educação estejam muitas vezes camuflados, existem.
    Há exceções de escolas que são muito boas e apresentam poucas falhas. Contudo, acredito que escolas sem problema nenhum com relação à educação não existam. Os professores se acham capacitados, pois muitos são autossuficientes. Os que realmente estão preparados para desempenhar um bom papel na sua profissão, são poucos. Na maioria das vezes, a grande culpa da falta de preparo não é dos professores, mas dos nossos políticos que pouco se preocupam com a escolaridade brasileira, pagando pouco aos professores. Acredito que isso desmotive-os, e o ambiente das escolas nem sempre é adequado por falta de infraestrutura. A desmotivação todos devem sentir, só que mesmo com pouca motivação, conheço professores e professoras excelentes. Posso até estar me enquadrando nas estatísticas postadas no blog, todavia vejo a minha escola muito bem preparada. Não tenho o que reclamar, acho todos muito bem preparados, e não é à toa que é uma das melhores da regiao. Tirando um ou outro, a maioria consegue prender a atenção da turma na hora da explicação, e desempenham sua disciplina de forma muito boa. A minha escola, os meus professores, são bem preparados; mas há alguns problemas, mesmo assim.
    A interpretação de textos no 1º ano: são poucos os alunos que conseguem fazer; as escolas deveriam efetuar um trabalho mais árduo de interpretação com os alunos no ensino fundamental, pois no 1º ano nota-se a falta de preparo. As escolas têm muito ainda o que trabalhar para melhorar o ensino, mas não só elas, como os pais procurarem orientar os filhos de como se comportar em aula, e acompanhá-los para que eles empenhem-se mais, quem sabe assim, dando uma motivação a mais aos professores.

    JULIANA DA SILVEIRA

    ResponderExcluir
  23. Observo hoje a realidade da educação brasileira e consigo claramente ver que o país do futuro ainda está plugado no passado. Apesar do Brasil ter tido um grande avanço nos últimos anos, ainda há muito para ser feito quando se trata de educação, pois ela é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação, devendo estar sempre em evidência assim como a saúde publica.
    Procuro ser realista, pois com relação à educação brasileira, a realidade em que vivo eu considero precária, como, por exemplo, a falta de professores .

    Marla Vieira

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. A realidade na minha escola não , é diferente das outras escolas publicas, para conseguir uma vaga numa universidade, só tendo aulas em cursinhos.
    Na verdade temos, professores mal remunerados, alunos sem interese, pais preocupados, sem saber como ajudar seus filhos.
    Para mudar esses colegios presisamos de:
    Valorizar os professores, pais partisiparem da vida escolar de seus filhos, alunos interesados numa boa leitura e etc.

    ResponderExcluir
  26. A educação no Brasil se degrada cada dia mais, não apenas pelos princípios que não são mais seguidos, pois existem inúmeros outros fatores, sendo que a sociedade suja e corrupta em que nos encontramos é um deles. A sociedade brasileira não é exemplo para ninguém, muito menos para os jovens de hoje em dia Antigamente, segundo pais e avós, tudo era diferente, os professores eram tratados como pais e tinham autoridade suprema dentro de uma sala de aula, não digo que devemos idolatrar os professores, mas é necessário a ordem e o respeito dentro de uma sala de aula, para que resulte em progresso, respeito entre alunos e professores e alunos e alunos é fundamental, pois brigas também prejudicam os estudos.

    Por Gilda Andrieli

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. COMENTÁRIOS AVALIADOS ATÉ AQUI EM 20 DE SETEMBRO!
    PROFE MARILÉIA

    ResponderExcluir
  29. A educação no Brasil acarreta muitas mudanças, sendo que algumas delas não tanto para melhor, como dos alunos de antigamente e os alunos dos dias atuais.
    Os alunos antigamente eram mais enteressados, mesmo alguns não podendo terminar todo o ensino fundamental e médio porque tinham que ajudar sua família, mas eram interessados porque era e continua sendo a melhor coisa que nossos pais nos deixam, que seria o estudo. Mas hoje em dia os alunos não costumam prestar atenção nas aulas, preferem ficar conversando coisas fúteis do que prestar a atenção na matéria que garantiria o seu futuro, que seria um bom profissional no futuro, mas atualmente a maioria dos alunos não estão pensando nisso. Não é a conversa que vai lhes ajudar em uma prova do ENEM, da faculdade, na do PEIES, e sim a máteria que o professor estava explicando e o aluno ( a ) não prestou atenção.
    Sinto muito por esses.

    Daiana

    ResponderExcluir
  30. A escola Demétrio Ribeiro não tem a mesma realidade que as outras escolas públicas, pois no Demétrio os professores são bem capacitados e explicam com toda clareza para todos nós. Mas a realidade de muitas outras escolas é bem diferente: professores sem diploma, salas de aulas precárias e sem falar nos alunos que, muitas vezes, não têm respeito com seus professores e muito menos com sua própria família. Todos nos alunos temos que valorizar nossos professores porque sem eles não chegaríamos a nada.

    Guilherme Delgado Turma: 102

    ResponderExcluir