domingo, 16 de agosto de 2009

Pais ausentes

No mundo em que vivemos hoje, o número de pais que se distanciam dos seus filhos é grande. Isso porque o diálogo deixou de ser a principal maneira para compreender os membros da família e está sendo substituído pela rotina do trabalho.
Conversas mal acabadas, abandonadas e, às vezes, nem começadas desunem os laço familiares, pois o excesso de querer riqueza, bem-estar, lazer e ”mordomias” tornam-se o maior desejo. Assim os pais podem oferecer aos seus filhos o melhor e necessário, mas a ausência daqueles pode ser prejudicial a estes.
A maioria dos pais acham que trabalham para garantir o necessário, estão presentes na vida dos filhos, mas acabam se esquecendo dos sentimentos, de saber do que o seu filho mais gosta, se está com algum problema e de se divertirem juntos, com toda a família.
O diálogo aberto entre pais e filhos é essencial para um bom relacionamento, pois o filho precisa se sentir seguro, querido e participativo, portanto, é fundamental que essa prática seja resgatada nos lares.
Luana Bianchin
Tema: relacionamento entre pais e filhos

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FORUM DE DISCUSSÃO – Ativ. Avaliativa – valor: 20


Queridos alunos, esta atividade é avaliativa, e para desenvolvê-la tu deves ler com atenção os comentários abaixo, refletir sobre o assunto e postar um comentário, conforme é solicitado abaixo.Atenção: só serão avaliados os comentários postados até o dia 10 de setembro.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
“Uma pesquisa mostra que para os brasileiros tudo vai bem nas escolas. Mas a realidade é bem menos rósea: o sistema é medíocre.” Assim inicia uma matéria da revista Veja/2008. Nela são apontados dados estatísticos tais como:

- 90% dos professores se acham bem preparados para dar aulas
- 89% dos pais consideram receber das escolas um bom serviço em troca do que pagam
- 68% dos alunos de escola pública acreditam que estão em uma escola ótima
- 89% dos professores se dizem capazes de despertar a atenção dos alunos em aula
- 65% dos alunos dizem que suas aulas são interessantes
- 22% dos professores de ensino básico não têm diploma universitário
-60% dos estudantes terminam o ensino fundamental sem saber interpretar
textos
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
A partir dessas afirmações, escreve um comentário, em linguagem formal, expondo teu ponto de vista a respeito da TUA REALIDADE ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Tu podes mencionar exemplos para embasar tuas opiniões.
ATENÇÃO!!!!!
Manda o teu comentário para o e-mail da turma para que eu possa analisar antes de postares aqui no blog. Coloca como assunto do e-mail a palavra FORUM.
Bom trabalho!!
beijos da professora Mariléia
.
.
.
.
.
.

domingo, 9 de agosto de 2009

E + ESCUTATÓRIA

De acordo com o texto, podemos saber que todo conteúdo que está escrito não é nada mais que uma realidade humana. O ser humano tem uma necessidade incrível de falar, porém nem sempre escuta a opinião alheia, apenas esperando a sua vez de colocar em prática tudo aquilo que está em mente, usando uma linguagem verbal. Por conta de toda essa vontade de se expressar, inúmeras vezes não ficamos com nossa mente quieta, e ela fica livre para levar nossos pensamentos a qualquer que seja o destino, o foco principal de todo o texto do Rubem Alves é o silêncio, além do silêncio físico, um silêncio que requer muita paciência, concentração e força de vontade. O silêncio vale mais que mil palavras e em questão disso tudo, algumas vezes necessitamos ficar quietos e ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. Juliana Kerber Aires

+ sobre ESCUTATÓRIA

Escutar hoje em dia é muito difícil para as pessoas. O texto fala como sempre as pessoas querem ter um assunto maior que o outro, e que muita gente não sabe ouvir ( por isso um curso de escutatória ). Quando ficamos em silêncio podemos ver que não é apenas o nosso som que é omitido e podemos escutar a nós mesmos. As pessoas querem sempre ter um prloblema maior que o alheio por que querem apenas falar, falar, falar e não escutar. Se silenciarmos, escutaremos o que o outro tem a dizer, poderemos ouvir o lindo som de um piano em uma missa, apenas o som de um pássaro no ar, o barulho do mar, as pessoas devem se conscientizar que devem aprender uma coisa que muita gente não sabe, e é muito importante em nossa vida: devemos ouvir.
Ana Carolina de Almeida

sobre ESCUTATÓRIA

O texto está explicando que devemos escutar primeiro, prestar atenção no que os outros estão falando e depois falar, e não adianta só dizer que está prestando atenção se o pensamento está longe ou até pensando na próxima palavra que a pessoa vai falar, devemos ficar em silêncio por fora e por dentro na alma também até porque assim vamos entender o que estão nos passando para ter um bom entendimento depois, assim vamos respeitar o pensamento e a fala dos outros e ficar de bem conosco.


Viviane Rodrigues